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1. A listagem exibe todas as Atividades Efetivas de Magistério cadastradas pelo professor, ordenadas por vigência.
2. Na primeira linha da tabela, a quantidade de registros exibidos por página pode ser configurada pelo usuário através do preenchimento do intervalo de paginação (Imagem 1-a) e clicar no botão 'OK'.
Caso as atividades efetivas de magistério cadastradas ultrapassem o valor definido por paginação, para visualizá-las acesse as páginas clicando em 'registros próximos' e 'registros anteriores'.
Obs.: Por padrão são exibidas 30 atividades efetivas de magistério por página.
3. Na tabela, é possível visualizar todas as informações referente as Atividades Efetivas de Magistério:
3.1 Nas colunas "Categoria", "Modalidade", "Semestre", "Descrição da Atividade" e "Instância de Correção" são exibidas as informações cadastradas para cada atividade de magistério.
3.2 A informação quantidade (visualizada na coluna “Qtd”) não é exibida para toda atividade, apenas para aquelas que podem ser realizadas mais de uma vez no semestre.
3.3 A carga horária semanal (visualizada na coluna “C.H. Sem.”) exibe a quantidade de horas por semanas destinadas a atividade pelo professor, resultante da multiplicação da carga horária unitária
da atividade pela quantidade.
Obs.: Cada atividade possui uma Carga Horária unitária e máxima, que pode ser visualizada na página de Cadastro no campo “Modalidade”.
3.4 A carga horária semanal máxima (visualizada na coluna “C.H. Sem. Máx”) exibe a quantidade máxima de horas por semana contabilizadas para cada atividade de acordo com a Portaria No 921/2011.
3.5 Na coluna “C.H. Validada” é possível visualizar a quantidade de horas semanais contabilizadas para a atividade. Caso a carga horária semanal seja maior que a carga horária semanal máxima da
atividade, a carga horária validada será igual a carga horária semanal máxima.
Obs. 1: A carga horária validada não pode ultrapassar a carga horária semanal máxima.
Obs. 2: A carga horária excedente não é contabilizada no PSTD.
3.6 A coluna “Situação” exibe em que situação se encontra a atividade efetiva de magistério. Os significados dos ícones exibidos nesta coluna podem ser visualizados localizando o cursor do mouse
sobre ícone ou verificando a legenda (Imagem 1-e).
3.7 A coluna “Ação” possui as funcionalidades:4. O botão “Voltar” redireciona para a página inicial do Módulo Professor e o botão “Inserir Atividade Efetiva de Magistério” redireciona para a página de cadastro.
Detalhar: permite visualizar os dados gerais da atividade sem permitir alterações (Imagem 1-g).
Editar: só pode ser acessada quando a 'situação' for igual a “Liberado para Correção” (Imagem 1-b).
Reenviar Atividade para a Análise: só pode ser visualizada quando o 'status' for igual a “Liberado para Correção” (Imagem 1-c).
Liberar para Correção: só pode ser visualizada durante o período de reajuste do PSTD, caso a atividade esteja com o status "Em Análise" e dentro de sua vigência.
Listar Pendências: só pode ser visualizada quando o 'status' for igual a “Existe Pendência de Eventos” (Imagem 1-d).
Em Análise: Após cadastrar uma atividade efetiva de magistério a mesma passa a possuir este status, indicando que está em processo de análise pela instância responsável.
Liberado para Correção: A instância que avaliou a atividade solicitou uma correção e a liberou para que a atividade seja corrigida.
Com este status as funcionalidades de Ações (“Editar” e “Reenviar Atividade para a Análise”) podem ser acessadas.
Atividade Validada: A instância já analisou e validou atividade e não poderá mudar de status.
Esta atividade passa a ser exibida no Plano Semestral de Trabalhos Docentes – PSTD.
Atividade Invalidada: A instância já analisou e invalidou atividade e não podendo mais mudar de status.
Esta atividade não é exibida no Plano Semestral de Trabalhos Docentes – PSTD.
1. Para acessar a página Cadastrar Atividade Efetiva de Magistério, clique no botão “Inserir Atividade Efetiva de Magistério” (Imagem 1-g).
2. O campo de leitura “Professor” é previamente preenchido com o nome do professor para o qual será cadastrada a atividade de magistério. Não é possível editar este campo.
3. O campo obrigatório 'Modalidade' exibe as modalidades da atividade efetiva de magistério assim como a carga horária unitária e a carga horária semanal máxima de cada uma delas.
Para cadastrar uma atividade efetiva de magistério uma modalidade deve ser selecionada.
4. O campo obrigatório “Descrição da Atividade” deve ser preenchido com as informações referente a atividade.
5. O campo “Quantidade” é habilitado para algumas modalidades, onde se faz obrigatório.
Informe a quantidade de vezes que irá desempenhar esta atividade durante o semestre de vigência incrementando ou decrementando através dos ícones ao lado do campo.
Para algumas atividades com quantidade maior ou igual a 1(um) são acrescentadas "abas de navegação" onde existem campos a serem preenchidos e para navegar entre uma e outra
é necessário clicar no botão "Próximo" ou "Anterior" em uma ordem sequencial.
Obs.: Em algumas modalidades este campo multiplica a carga horária.
6. O campo “Semestre” é previamente preenchido de acordo com o período de cadastro do PSTD (Plano Semestral de Trabalho Docente).
Obs.: Próximo ao final do período de cadastro do PSTD para o semestre atual haverá um período, até o final do semestre atual, em que será possível optar em cadastrar
a atividade para o semestre atual ou seguinte.
7. O campo “Laboratório“ é habilitado para algumas modalidades, onde se faz obrigatório.
Informe um ou mais laboratório acrescentando ou retirando campos através dos ícones ao lado do primeiro campo.
8. O campo “Programa Institucional“ é habilitado para algumas modalidades, onde se faz obrigatório.
Informe um ou mais programas institucionais acrescentando ou retirando campos através dos ícones ao lado do primeiro campo.
9. O campo “Professor“ é habilitado para algumas modalidades, onde se faz obrigatório.
Informe um ou mais programas institucionais acrescentando ou retirando campos através dos ícones ao lado do primeiro campo.
10. O campo “Aluno“ é habilitado para algumas modalidades, onde se faz obrigatório. Em algumas atividades é seguido do campo “Programa Institucional“ mencionado no ítem 8 acima.
11. O campo de leitura “Carga Horária” exibe a carga horária semanal e em algumas modalidades é calculada a partir da carga horária unitária da modalidade multiplicada pela quantidade.
12. O botão “Voltar” redireciona para a página de listagem de atividades efetivas de magistério, o botão “Limpar” limpa todos os campos (exceto “Professor”) e o botão “OK” efetiva o cadastro.
Obs.: Uma vez cadastrada uma atividade efetiva de magistério a mesma fica com status “Em análise”.
Cada modalidade de atividade efetiva de magistério possui uma Instância de Correção.
Cabe a esta instância avaliar a atividade.
1. Ao clicar no ícone referente a Editar (Imagem 1-b) a página Editar Atividade Efetiva de Magistério é exibida, com o formulário preenchido de acordo com o cadastro da atividade.
Obs.: A funcionalidade “Editar” só pode ser acessada quando o 'status' for igual a “Liberado para Correção”.
2. Os campos obrigatórios são editáveis para a realização da correção dos mesmos.
Obs.: Possível ver a descrição de todos os campos em “Cadastrar Atividade Efetiva de Magistério”.
3. O botão “Voltar” redireciona para a página de listagem de atividades efetivas de magistério e o botão “OK” efetiva a edição.
1. Durante o período de "Reajuste do PSTD", definido pela Reitoria, é liberada uma ação em que o próprio professor pode liberar a atividade para que o mesmo possa efetuar as correções necessárias.
2. Durante este período, caso a atividade esteja com o status "Em Análise" e dentro de sua vigência, será exibido na coluna "Ações" um ícone referente a Liberar para Correção “ ” (Imagem 1-h).
3. Ao clicar neste ícone abrirá uma janela de confirmação informando que após esta ação o projeto poderá ser editado.
4. Após a confirmação a atividade estará liberado para correção e, somente então, o tópico "Editar" deverá ser seguido.
1. Após realizar a correção, para que a atividade seja novamente submetida a análise é necessário que a funcionalidade “Reenviar Atividade para a Análise” (Imagem 1-c) seja acionada.
Obs.: Ao clicar no ícone referente a funcionalidade “Reenviar Atividade para a Análise” será solicitada uma confirmação de envio. Uma vez confirmada, a atividade passa a ter o status “Em Análise”
e não será mais possível realizar alterações.
1. Ao clicar no ícone referente a esta funcionalidade (Imagem 1-d), será exibida uma listagem de pendências cadastradas pela instância de correção.
2. Na tabela é possível visualizar todas as informações referente a “Pendência”:
2.1 Na coluna “Status” é possível visualizar a situação da pendência. As situações podem ser:
Liberada para Cadastro/Edição pelo Professor: indica que o cadastro/cumprimento da pendência pode ser realizado pelo professor.
Em Análise: indica que o professor enviou o cumprimento da pendência e que a mesma está sendo analisada pela instância de correção.
Validada: indica que a pendência foi analisada e validada pela instância de correção.
Invalidada: indica que a pendência foi analisada e invalidada pela instância de correção.
2.2 A coluna “Descrição da Pendência” exibe o texto escrito pela instância de correção ao inserir a pendência para esta atividade.
2.3 A coluna “Data Limite” exibe a data final para que a pendência seja resolvida.3. Na coluna “Ações” são exibidas as funcionalidades:
Obs.: Caso a pendência não seja cumprida até a data limite, a mesma será invalidada e atividade não poderá ser Deferida.
3.1 Cadastrar/Editar Cumprimento da Pendência: deve ser acessada para cumprir a pendência requerida. Ao clicar no ícone referente a esta funcionalidade na coluna “Ações” é exibido um
formulário com os campos:
Descrição da Pendência: Campo de leitura onde é exibido o texto escrito pela instância de correção ao inserir a pendência para esta atividade.
Data Limite para Cumprimento: Campo de leitura que exibe até que data a pendência pode ser “resolvida” (cumprida e reenviada).
Descrição do Cumprimento da Pendência: Campo obrigatório onde deve ser escrito a descrição do cumprimento da pendência.
Anexar Arquivo: Poderá ser anexado um arquivo, caso seja necessário para o cumprimento da pendência.
3.2 Enviar Cumprimento de Pendência para Análise: envia novamente a atividade para a análise com o cumprimento da pendência requerida.4. Botão “Voltar” redireciona para a página de listagem de atividades efetivas de magistério.
Uma vez reenviada para a análise, não será mais possível alterar as informações sobre o cumprimento da pendência.
Obs.: Só é possível reenviar a atividade quando houver correção cadastrada.